Como cuidar da saúde do recém-nascido


O sonho da maioria das mulheres é em certo período da vida se tornar mãe. A maternidade é algo que as mães afirmam ser maravilhoso. Aproveitar e curtir sua cria segundo elas não tem descrição. Você sabe como funciona a gravidez? As 40 semanas de gravidez se dividem em três trimestres. O bebê, que está se desenvolvendo, recebe o nome de embrião durante as oito primeiras semanas; depois é chamado de feto. Todos os seus órgãos importantes se desenvolvem durante o primeiro trimestre. As náuseas e os vômitos são frequentes na gestante, em especial durante as manhãs. Os seios aumentam de volume e ficam mais sensíveis e seu peso começa a aumentar. No segundo trimestre, o feto já tem uma aparência humana reconhecível e cresce com rapidez. A gravidez da mãe é evidente, tanto externa como internamente. Seu ritmo cardíaco e pressão sanguínea aumentam para adaptar-se às necessidades do feto. No terceiro trimestre, os órgãos do bebê amadurecem. As probabilidades de sobrevivência do feto aumentam a cada semana que permanece no útero. A mulher grávida tende a sentir calor e incômodos durante a gravidez e seu sono, muito importante nesse momento, pode ser alterado. Assim é o processo de gestante da mulher. Logo que a criança nasce, são necessários exames realizados no hospital e após alguns dias, mãe e filho são liberados para voltarem a sua casa. Nesse período são necessários alguns cuidados especiais com o recém-nascido
Nos primeiros meses, não deixe de amamentar com o leite do peito, afinal, é ele quem supre as necessidades da primeira alimentação do bebê. Continue dando leite materno por algum tempo! Ele continua tendo uma importância enorme no desenvolvimento.
Não queira adiantar as coisas e dar comida ao recém-nascido! Depois de leite, comece a dar alimentos como sopas, mingau, entre outras coisas líquidas. Lembre-se, seu filho ainda não tem dentes!
Limpe o umbigo de seu filho, pois é importante evitar possíveis e posteriores infecções.
Não se apavore por causa do excesso de cocô que seu filho fizer, afinal, ele vai evacuar a cada refeição que fizer.
Espero ter ajudado com as dicas!