Modelo correto de Marketing




A ferramenta lançada pela Intrabase da BCB denomina se as ações relevantes para cada região,a eterna busca das marcas pelo consumidor a Intrabase lança uma ferramenta que é capaz de identificar microrregiões nos municípios brasileiros para direcionar estratégias de marketing,e estas informações as empresas conseguem levar os serviços relevantes de acordo com o perfil do consumo para cada canto do país e de acordo com a classe social, renda, despesas, e entre outras informações que antes não eram consideradas uma forma segura,o trabalho do BCB será criado pela Intrabase é mostrar que dentro dos 40% de domicílios da classe C no Brasil existem vários perfis de comportamento e de consumo diferenciados que podem ser varias oportunidades para empresas de diversos segmentos,essa ferramenta de costumer retail, utiliza se o georeferenciamento para se mapear um prospect dentro de uma região específica e verificando qual é o cliente que tem o perfil de consumo ideal para determinada a categoria do produto ou serviço,e após reunir as informações do futuro para o cliente, a BCB junta os dados do consumo com a performance da empresa e visando enxergar as oportunidades e as fraquezas do mercado as informações que ajudam no processo estratégico de qualquer companhia,as microrregiões encontradas em capitais e regiões metropolitanas do Brasil com a alta concentração da classe C totalizam 15% dos domicílios do país, e assim é possível analisar o comportamento e o consumo de produtos e serviços financeiros nos domicílios brasileiros e a ferramenta identifica o potencial dos segmentos como varejo,e com indicadores para roupas, calçados, acessórios, eletro-eletrônicos e móveis,e outras palavras a empresa que se utiliza esse serviço que determina o mix e servirá como uma fonte de informação micro-regionalizada, o que sera coletado pelo BCB estão em nível de renda o consumo de telefonia fixa, DDD, poupança, endividamento, despesas com produtos financeiros, plano de saúde, previdência, automóvel e a média de gastos com o cartão ou cheque, o controlando é o grau de assertividade da ferramenta e se consegue trazer para qualquer mix de produtos uma estimativa de cada região, garante a gerente de consultoria da Intrabase, o mercado de beleza e a ferramenta que ajuda na segmentação dos produtos de higiene, perfume, cremes, shampoo e tudo o que pode ser encontrado num domicílio, na avaliação do BCB no ano 2009,e constatou-se que a classe C é a que mais gasta em cosméticos no Brasil, a concentração é na região Nordeste,por isso que as estratégias da comunicação não podem se espelhar umas nas outras,para se adquirir força de vendas é preciso que a marca esteja sempre de acordo com a relevância para cada microrregião, afirma Lia,um dos maiores bancos do país já se utilizada a ferramenta e o projeto em fase inicial com o foco em cartão de crédito e identificou que os 58% dos domicílios da classe C têm o plástico e onde há menor penetração há uma tendência para financiar mais as compras,e em média os gastos por mês em compras a prazo ou no cartão de crédito chegam a R$ 538,00,essa comparação feita entre todas as microrregiões do país oferece informações bem preciosas para segmentos diversos,e existe o financiamento de um imóvel e este consumidor pode se ter um cartão de crédito também,nas regiões com alta penetração de classe C e ainda é bem baixo o índice de penetração desse serviço,e no Sul a classe C tem uma maior potencial de consumo que no Norte e Nordeste, diz a Gerente da Intrabase,há microrregiões no Sul do país, que tem uma baixa penetração de cartão de crédito com 49% de outros produtos financeiros como o financiamento de imóvel e empréstimos em 81% dos domicílios que fazem algum pagamento a prazo, e nestas microrregiões a despesa mensal por domicílio e a renda são bem similares às de outras microrregiões da mesma região do Sul ou do Sudeste, com a maior participação de produtos financeiros.