TESTE DO OLHINHO


Quando o bebê nasce, diversos tipos de exames são realizados, teste do pezinho, da orelhinha, e muitos outros. Alguns destes exames são para detectar doenças que ainda não se desenvolveram. Estes exames são realizados ainda na primeira semana de vida do seu bebê. São gratuitos, indolores e podem detectar doenças até mesmo irreversíveis. Esta no ar, nas emissoras de televisão uma campanha a respeito do teste do olhinho, tão importante quantos os outros exames realizados. O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho, é um exame realizado na primeira semana de vida do bebê, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar doenças oculares como: retinopatia prematura, catarata, glaucoma, infecções e até mesmo a cegueira. Ao contrario do exame do pezinho que é muito conhecido e até mesmo obrigatório, o teste do olhinho, esta sendo divulgado somente agora, mas sua execução pode reverter muitas doenças.

È fácil de ser feito, não dói, e não será utilizado nenhum tipo de medicamento. Uma forte luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, observando o reflexo que vem das pupilas. Quando esta luz atinge a retina, os olhos que são saudáveis emitem um reflexo avermelhado, alaranjado ou amarelado, porem quando há algum tipo de alteração, não se consegue visualizar o reflexo com nitidez, as vezes até mesmo esbranquiçado. Este exame pode diminuir o índice de apresentação de doenças oculares, hoje este índice é de 3% em bebês de todo o mundo. Os bebês com idade prematura são obrigados a realizarem este exame, pois o risco da retinopatia da prematuridade pode causar cegueira irreversível, isso acontece por não terem concluído a formação ocular.

O teste do olhinho pode ser feito pelo próprio pediatra do bebê e caso ele perceba alguma alteração ele deverá encaminhar o bebê ao oftalmologista para sanar as duvidas. Em torno de 60% da cegueira infantil pode ser prevenida através deste exame, se tratada a tempo muitas seqüelas também podem ser evitadas, por isso a importância da realização deste exame. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, prevê cerca de 710 novos casos de cegueira infantil por ano, com este exame podemos mudar este numero.