O que é homeopatia


Homeopatia e a medicina integrativa a medicina integrativa se traduz pela prescrição das varias praticas terapêuticas, visando a rápida recuperação da saúde do paciente. A designação integrativa integrative ou integrated medicine foi dada por dois autores, médicos e professores, Ress e weil, um inglês e o outro americano para designar as praticas medicas, também chamadas complementares, como a fisioterapia, a nutrição, a psicoterapia, a fitoterapia e também a homeopatia. A academia de ciências americana a ela se referiu, de forma elogiosa em um de seus últimos relatórios. Esta comunidade de cientistas de uma sociedade altamente industrializada e sob notável desenvoltura biotecnológica resolveu emitir este parecer, pois a muitos motivos estaticamente positivos dos seus benefícios na relação médico, paciente e saúde. A medicina integrativa oferece o acolhimento e cuidados as queixas clinicas e enfatiza o valor da cura. Encoraja expectativas positivas e se solidariza com os pacientes torna se assim autentica medicina baseadas em narrativas e evidencias resgatando o sujeito, sua singularidade e o integra a pratica clinica. Vista desta perspectiva a medicina integrativa facilita a vida do prescritor, levando benefícios para o resgate da saúde, independente da linha terapêutica que cada médico ou agente da saúde adota. A utilização da homeopatia pelos médicos apresentada ao nosso pais pelo principal presidente da republica,dominada política nacional de praticas integrativas e medicinas complementares para o sistema único da saúde, assinada e devidamente publicada em diário oficial por meio da portaria nº971 de 03 de maio de 2006 do ministério da saúde, deve agora ser implantada com apoio da sociedade e das instituições cientificas que elaboraram o projeto.

Os pacientes não podem mais esperar pela sua utilização e os médicos deverão saber implementar esta decisão em sua vida pratica de consultório.

Todo medico que vivencia a boa pratica clinica sabe que deve priorizar o que convém a cada paciente. Síntese que esta contida no terceiro principio de Hipócrates, pai da medicina, quando nem os contrários nem os semelhantes curam, o que convém é o que cura.