Roer unhas tratamento


Um problema que talvez não tenha a atenção merecida é o roer de unhas, que é um comportamento que começa principalmente na infância. É possível que as crianças vendo alguém roendo unhas comecem a ter a mesma mania, como se fosse uma droga que começa aos poucos e com o tempo tornasse um grave problema.

O impulso de roer unhas tem o nome de onicofagia, e pode causar danos ás pontas dos dedos sendo uma porta de entrada para vírus como o HPV, que causa verrugas na pele, a mão do individuo pode estar suja e sem perceber ele pode levá-la a boca assim levando germes também, pode causar danos também aos dentes e ao seu estomago por ingerir as unhas roídas causando pequenas lesões dentro dele. É comum que pessoas que possuem tal impulso tenham ansiedade e desajustes emocionais.

É mais comum nas crianças, sendo mais presente até os dezesseis anos, portanto tende a desaparecer depois dos dezoito anos de idade.

Mas todo problema talvez tenha uma solução, e o roer de unhas não é uma exceção ele tem tratamento. Entretanto cabe aos pais perceberem o comportamento impulsivo em seus filhos, quando mais cedo começar o tratamento e cuidados melhor, e mais rápido a pessoa pode se curar desse impulso.

Raramente encontramos alguma pessoa que possua a onicofagia, que já não tenha apelado para esmaltes com gosto desagradável, entretanto não funcionaram.

O tratamento da onicofagia pode vir a ser bem fácil, entretanto se estiver associada a outros problemas, como problemas psicológicos, possa vir a ser difícil o tratamento.

Uma dica é manter as unhas bem cortadas e lixadas não deixando pontas, para não estimular a ser roídas.

Quando estiver assistindo TV, quando não estiver usando as mãos, usar mordedores de borracha ou mascar chicletes sem açúcar.

Manter-se ocupado com trabalhos manuais. Como crochê, bordados, jogos, atividades físicas, qualquer tipo de trabalho que ET mantenha com as mãos em movimento.

Caso após um tempo as dicas não resolverem, talvez seja melhor procurara ajuda especializada, provavelmente resolvera mais que o problema de roer unhas.