Pressão arterial


Pressão arterial é a pressão que todos nós temos dentro dos vasos sanguíneos. Ela é o resultado da contração do coração a cada batimento e dos vasos quando o sangue por eles passa. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá em frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo. Para conhecimento geral, colocamos em destaque alguns dos componentes do sistema Cardio circulatório, as paredes dessas artérias são como bandas elásticas que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulando por todas as partes do organismo.

O local mais comum de verificação da pressão arterial é no braço, usando como ponto de ausculta a artéria braquial. O equipamento usado é o esfigmomanômetro ou tensiômetro, vulgarmente chamado de manguito, e para auscultar os batimentos, usa-se o estetoscópio. O coração é um órgão muito eficiente que bate ente 60 e 80 vezes por minutos durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.

A hipertensão arterial é a pressão acima de 140x90 mmHg em adultos com mais de 18 anos. As elevações ocasionais pode ocorrer por exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, fumo, álcool e café. A melhor forma de prevenir a doença é mediante um controle periódico de medir a pressão, não abusar das comidas com sal, caminhar e evitar o fumo e o café, que aumentam a pressão arterial. Em resumo, tentar modificar o estilo de vida. Os tratamentos são destinados a manter a pressão arterial dentro dos limites normais, por um lado insistindo nas formas acima descritas de prevenção, e por outro, mediante medicamentos que, por diferentes ações, mantêm a pressão dentro dos limites normais. Os remédios mais receitados são os diuréticos, os betabloqueadores e os vasodilatadores.