Quando o bebê nasce, temos a impressão que a pele que reveste aquele corpinho e super fina e sensível, portanto devemos tomar alguns cuidados com a pele do bebê, esmo porque ela não esta costumada com o mundo aqui fora. A pele do bebê, realmente é bem mais fina que a de um adulto, o que facilita muito a perda de calor e de água. A pele é tão delicada, que é de fácil irritação, os cuidados podem evitar este problema. A hora do banho, será a hora de comunicação do bebê com o mundo exterior, pois com o toque na pele fará a conexão deste bebê com a mãe, pois o tato é o sistema mais desenvolvido na criança nos primeiros meses de vida, sendo também a primeiro fator de defesa do organismo com as agressões externas, por isso, merece um cuidado todo especial, para estar em condições excelentes de saúde.
O bebê até mais ou menos 2 ou 3 anos de idade, possui alterações de temperatura mediantes ao clima, mas não possuem as glândulas de suor desenvolvidas, portanto ele transpira pouco. A única coisa preocupante nesta fase é a limpeza da pele e a hidratação da mesma, para prevenção de irritações que podem ocorrer. Na hora do banho, o bebê precisa relaxar, procure dar banho todos os dias no mesmo horário para que ele crie este hábito. Ao nascer o PH da pele do bebê é neutro, ficando logo depois em contato com o mundo exterior com o PH ácido. Para a proteção melhor desta pele, é importante que o sabonete usado durante o banho seja de PH neutro e contenha substâncias que hidratem a pele. A roupa do bebê deverá ser de algodão e não pode ser apertada demais, senão prejudica a respiração da pele e pode causar erupções e alergias. A lavagem da roupa deve ser com sabão branco (de coco), evitando o uso de agentes químicos mais fortes e no inicio evitar uso de amaciantes perfumados.
A mamãe deve ter uma atenção especial quanto a exposição do bebê ao sol, até os seis meses de idade a pele do bebê não tem defesa contra os raios ultravioletas e esta exposição deve ser evitada, e depois deste prazo deve usar protetor para que a pele não seja agredida pelos raios solares, respeitando o horário de exposição até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde, a mamãe evitará que a pele do bebê seja agredida.