Saiba sobre Ronaldo, o Fenômeno


O Brasil é um país que ama o futebol, e é até conhecido internacionalmente como o país desse esporte, não é o país que o inventou, mas sim o que o domina com total perfeição. Isso é mostrado nos títulos: 5 Copas do Mundo FIFA. Com isso, no Brasil possui um grande número de grandes jogadores de carreira de sucesso no mundo inteiro, e um em especial é o de Ronaldo, ou também Fenômeno.

Ronaldo Luís Nazário de Lima, que era conhecido como Ronaldinho e tornou-se Ronaldo “Fenômeno, é nascido no Rio de Janeiro dia 22 de Setembro, de 1976. Começou sua carreira de jogador profissional no Cruzeiro, em 1993. Ronaldo fez no total 14 jogos pela equipa de Minas Gerais, marcando 12 gols com apenas 16 anos, conquistando o Campeonato Mineiro (sendo artilheiro com 23 gols) e a Copa do Brasil de 1994, o que lhe deu um grande destaque no futebol brasileiro. Pelo seu destaque, no mesmo ano Ronaldo foi convocado pelo então técnico da seleção brasileira Parreira e fez parte do grupo que conquistou o tetra campeonato da Copa do Mundo, porém ele não jogou nenhuma partida

Com destaque em estar na seleção campeã mundial, Ronaldo chamou a atenção do futebol europeu, sendo contratado pelo PSV Eindhoven, da Holanda, onde marcou 66 gols em 71 partidas disputadas, conquistando em 1996 a Copa da Holanda. A partir desse ano que sua carreira despontou brutalmente, nesse mesmo ano foi eleito o melhor jogador do mundo de pela FIFA. Jogador certo da Seleção Brasileira, Ronaldo conquistou a Copa América e Copa das Confederações de 1997. Após isso, foi transferido para o Barcelona, da Espanha, onde marcou 48 gols em 51 jogos, conquistando a Copa del Rey, Supercopa da Espanha de 1997 e também a Recopa Européia desse mesmo ano. Nesse mesmo ano ele se transferiu para a Internazionale, da Itália, onde ficou conhecido como “Fenômeno”, sendo eleito novamente o melhor jogador do mundo pela FIFA, na Inter ele fez 49 gols em 68 jogos, e conquistou a Copa da UEFA em 1998, e nesse mesmo ano Ronaldo foi eleito pela FIFA o melhor jogador da Copa do Mundo da França.

Em 98 começaram os sérios problemas de Ronaldo: as lesões, teve uma contusão no joelho tendo de ficar parado por quase 2 anos, e após várias cirurgias voltou em 2000. Em 2002 foi a estrela do pentacampeonato da seleção Brasileira e novamente eleito melhor do mundo. Após isso foi contratado pelo Real Madrid, da Espanha, formando os “Galácticos”, conquistando a Liga dos Campeões de 20002, Liga da Espanha e Supercopa da Espanha 2003. Em 2006 Ronaldo foi para mais uma Copa, a quarta da carreira, em 2007 foi para o Milan, porém em 2008 se machucou novamente o joelho, tendo de passar por cirurgias, ficou quase um ano sem jogar. No final de 2008 foi para o Corinthians, retornando ao Brasil depois de muitos anos, no atual time conquistou a Copa do Brasil e Paulistão de 2009.