MOTO XT 660R



A Yamaha XT 660R reina absoluta no segmento trail. Em 2008 foram vendidas 2.569 unidades da topa-tudo, da marca nipônica, número representa que a todo terreno da Yamaha detém 48,24% de seu mercado, deixando para trás pesos pesados como a Suzuki DL 1000 V-Strom, as BMW R 1200 GS e F 800/650 GS e a Honda XL 1000V Verdadeiro. Para se manter no topo, a versão 2009 da XT 660R apresenta várias novidades e adotou nova cor vermelha e grafitado, além de protetor de escape. No tanque foram aplicados adesivos mais modernos e arrojados para uma maior harmonia, a barra externa dos amortecedores dianteiros, a balança da suspensão traseira, os protetor dos escapamentos e aros em alumínio, estão pintados em preto, o vermelho Ferrari, causou certa estranheza entre os fãs da marca, alguns alegam que a moto perdeu sua identidade, ou melhor, a cor azul, que sempre foi uma referência da Yamaha nas pistas, polêmicas a parte, a trail XT 660R tem outro fator que conta, e muito, a seu favor o preço de R$ 27.273, 00, só para comparar, a BMW F 650 GS Standard custa R$ 44.900,00 com o troco de R$ 17.627,00, o motociclista pode fazer o seguro da moto e ainda investir em equipamentos de segurança. A história da Yamaha e a família XT, que começou na década de 70 com as XT 500 e chegou até a XT 600E, sempre teve como proposta um modelo para os motociclistas que querem ir a qualquer lugar e não dispensam a imagem forte e robusta que essas motos transmitem. Com a XT 660R não foi diferente lançada em 2004 na Europa, a 660R chegou aqui no ano seguinte e foi a primeira motocicleta fabricada no Brasil a ser equipada com o sistema eletrônico de alimentação. Na prática, o propulsor impressiona pela resposta rápida desde as baixas rotações e também por sua força, seja para retomadas de velocidade em saídas de curvas, para uma ultrapassagem segura ou até para encarar uma bela subida, ou seja, quando o motociclista precisa dar motor, a moto está pronta para responder. Na terra, a XT 660R é um trator. Com o auxílio dos pneus Metzeler Tourance de uso misto a trail oferece boa dirigibilidade em estradas não asfaltadas no asfalto, a velocidade máxima chegar a 170 km/h. Porém, a 100 km/h o consumo é de 20 km/l mas essa moto promete e muito, ela ainda vai nos surpreender muito mais.