Como fazer um planejamento familiar


Você gasta mais do que ganha e todo mês é uma loucura para conseguir dar conta de tudo? Parece que sobra mês no seu salário, e todo mês é a mesma loucura. Realmente não da para ficar assim o tempo todo não é mesmo? Converse com seu marido e faça uma lista dos gastos que você tem mensalmente. Se cada um tiver uma conta, as duas terão que ser controladas diariamente. O casal precisa estar na mesma sintonia de economizar, poupar e conseguir planejar algo. Priorize os gastos e veja quais as suas necessidades. Se o casal tiver hábito de viajar, o valor gasto deverá ser estipulado antes, para não se gastar além do que tem e comprometer outros pagamentos e caso haja a necessidade de cortar este luxo por algum tempo, não esqueça que essa decisão é temporária. Caso você tenha o hábito de dar mesada aos filhos, estabeleça valor dado aos filhos, explicando o porque deste valor.

Evite ficar indo todos os dias ao mercado, faça uma compra mensal, pegue tudo o que é necessário e depois somente vá ao mercado para comprar pão, leite, frutas, legumes e repor o que você necessita, fuja das tentações e ofertas, não se deixe empolgar, e não vá fazer suas compras em horário de almoço, pois quando se esta com fome se compra mais.

Evite gastar com cartões de crédito e cheque pré datado, você só estará prorrogando uma dívida, e com esses hábitos você gasta mais do que dispõe, enrolando cada vez mais o novelo de lã da sua dívida. Corte passeios desnecessários e programe mais suas saídas, organize melhor e com isso você conseguirá economizar mais. Deixe claro para a família os problemas que estão enfrentando e lembre-se se toda família tiver na mesma sintonia tudo fica mais fácil. Se todos cooperarem o planejamento irá acontecer e todos poderão estar mais felizes, tranqüilos e sem stress. E o melhor de tudo adquirindo esta postura, sua rotina ficará automática, então conseguirá ficar no azul, com mais facilidade.