Como conseguir mão de obra qualificada


Com a dificuldade de arranjar emprego, e muitos profissionais no mercado de trabalho desempregados, a abertura de uma vaga para o mercado de trabalho gera muita concorrência, mas nem sempre conseguimos um bom profissional para a vaga solicitada, o que gera rotatividade no quadro de funcionários e um gasto desnecessário à empresa. A qualidade dos recursos humanos utilizados pela empresa é, indiscutivelmente, uma das principais causas de sucesso ou fracasso. Apesar disso, algumas empresas não têm o devido cuidado na seleção e contratação de funcionários, utilizando como critério único de seleção e contratação o mais baixo salário que conseguir pagar. Após contratar, o funcionário deve ser integrado à empresa, apresentado a todos os funcionários e setores. Deve-se falar a ele sobre a empresa, seus produtos e como deve trabalhar. Seu desempenho deve ser acompanhado, e é importante treiná-lo. As empresas, atualmente, precisam de funcionários que sejam ativos, isto é, resolvam os problemas e não precisem ser empurrados para produzir, além de contribuir para os resultados do negócio.

A empresa deve também incentivar o funcionário a evoluir em seus estudos, proporcionando cursos de aperfeiçoamento e assim prepará-lo melhor para a função que irá desempenhar. Outro fator importante é a motivação, caso ele mostre desempenho tem que ter reconhecimento, caso contrario o esmo ficará desmotivado, estacionando no cargo que ocupa sem almejar nada alem disso.

A falta de formação profissional dificulta até mesmo a economia nacional, pois, gera amadorismo e o deslocamento de profissionais para uma área não tão específica pelo simples fato de precisarem trabalhar. O que desloca profissionais qualificados para funções sem especialidades e aqueles recém formados e sem experiência tem as chances de ingressar ao mercado desperdiçadas. Temos que investir nos estudos, cursos preparatórios, cursos técnicos e confiar nos iniciantes, lançando-os ao mercado de trabalho. Isso resolveria o problema inicial de mão de obra não qualificada.