Qual a importância da segurança do trabalho?


A segurança no local de trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos melhorando as relações humanas no ambiente de trabalho. As empresas que disponibilizam da segurança no trabalho, evitam os acontecimentos trágicos com o funcionário que esta á serviço da empresa. É uma área bastante ampla, ele atua em todas as esferas da sociedade onde houver trabalhadores, em geral, em fábricas, construção civil, hospitais, empresas comerciais e indústrias, também pode atuar na área rural em empresas Agro-industriais. O técnico de segurança do trabalho tem as seguintes funções, inspeciona locais, instalações, e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho, para determinar fatores de risco de acidentes, estabelece normas e dispositivo de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações para prevenir acidentes. A melhor maneira de reduzir gastos da empresa é investir na prevenção de acidentes. Muito empresário tem a idéia errônea que devem que devem diminuir investimentos em equipamentos de proteção ao funcionário, mas pensamentos assim podem acarretar inúmeros prejuízos á empresa. O acidente leva a encargos com advogados, perdas de tempo e materiais na produção. Sabe-se que muitas empresas já tiveram que fechar as portas devido a indenizações por acidente de trabalho. Por esse e outro motivos, ate mesmo pela reputação da empresa, o melhor é seguir a empresa nos deveres, fazendo assim com quem só tenha benefícios ao invés de prejuízos. Vale ressaltar que desde 1972, o ministério do trabalho, através das portarias 3.236 e 2.237, obrigam a existência de Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) nas empresas com mais de 100 funcionários, co a permanência de profissionais que atuem na área para prevenção de acidentes. O bom é podermos saber que as empresas estão mais preocupadas com seus funcionários. Logo na contratação se é exigido exames legais para admissão, realizando periodicamente checagens e exames preventivos, no sentido de auxiliar e munir a saúde e qualidade de vida do funcionário.v