A tecnologia digital passou a existir na vida das pessoas no século 20, e isso fez com que as pessoas pudessem ter acesso à internet e assim entender como funciona esse mundo de comunicação web.
Antes de ser lançada a era digital, certamente as informações tinham lugar certo, mas com a entrada desse diferencial no mundo, sem dúvida as coisas passaram a ser diferentes, sendo que essas informações tinham uma repercussão maior, sendo que a internet permite que as mudanças ocorram na sociedade em relações sociais em trabalho, educação, lazer, cultura e informação à pessoas de todo o mundo.
Essas novas tecnologias tem sido uma forma de beneficiar os menos favorecidos em relação a educação, para aqueles planejamentos onde visam colocar a internet a disposição das pessoas em relação a educação. Porém, vale a pena entender que, por enquanto os problemas econômicos e sociais ainda não podem ser resolvidos por essa inclusão à tecnologia digital na educação.
Muitas vezes, pode ate aumentar esses problemas entre as pessoas que tem e as que não tem acesso a tecnologia digital, sendo que muitas pessoas só podem ter acesso a internet na escola e no trabalho. O desafio em questão não é apenas usar a tecnologia, mas é sim usa-la de modo convencional e crítico visando a educação e a melhora da mesma.
Para que a inclusão digital tenha um objetivo certeiro atingido é importante que, a tecnologia digital seja adquirida de uma forma por inteiro. As salas de aula e o método de ensino devem ser modificados e, os professores precisam receber orientação de como fazer uso da tecnologia digital nas escolas visando sempre a melhora da qualidade da educação.
Educar por maio da tecnologia digital deve ser encarado como algo muito mais sério do que simplesmente a substituição dos livros para os monitores, é preciso encaixar a necessidade de melhora tanto de profissionais como de educação e de alunos, é uma mudança que tem que ser feita em todas as partes para que de certo e vá em frente.
Portanto, mais do que se preocupar em infiltrar computadores e internet nas escolas, é necessário que primeiro os alunos e os professores estejam preparados para atuar com essas coisas em sua rotina.