Segurança do trabalho no Brasil


Brasil, o que dizer mais uma vez desse país quando o assunto é o povo? Bem, podemos dizer que, além de os trabalhadores nesse país darem tudo de si, eles ainda não podem ter qualidade de vida nem o mínimo de segurança que deveriam ter, sendo que todo o trabalho representa riscos. E isso resulta em bilhões de Reais gastos com os problemas de saúde que os trabalhadores apresentam quando é feito o relatório de gastos. Sim, a maioria dos que estão encostados pela previdência e recebem algum auxílio referente ao emprego do governo ou INSS é devido a falta de segurança no local de trabalho. Acidentes são bem comuns em casos onde há necessidade de encostar.

Nesses casos, os gastos vão ser medidos em assistência médica ao trabalhador profissional acidentado, indenização, retreinamento para a entrada no mercado de trabalho mais tarde e muitas, mas muitas horas de trabalho perdidas.

O Brasil apresenta muito mais problema com a segurança do que são contados em estatísticas, e isso é certamente muito grave tanto para as empresas, como para os trabalhadores e claro, para os governos.

A incidência de acidentes de trabalho por ramo é muito alta, e isso é um problema e tanto, sendo que o acidente com um funcionário traz muitos transtornos para as empresas em geral.

Uma outra coisa que merece ser destacada é as partes que mais são atingidas em acidentes de trabalho no Brasil. As lesões segundo levantamentos de pesquisas são maiores em punhos e mãos, o que sem dúvida impossibilita uma pessoa de fazer atividades simples normalmente. Esses são em sua maioria provocados por máquinas industriais, e acontece por falta de devida orientação de como ela deve ser usada e por falta também, de investimento muitas vezes em melhorar as condições de trabalho.

Isso implica em despesas que seriam desnecessárias, bem como em abrir mão dos serviços de um excelente profissional muitas vezes. Sim, as empresas precisam se aperceber de que orientação e revisão, bem como manutenção saem ainda mais barato do que perder dias de serviço e ainda ter que, muitas vezes, pagar uma drástica multa ou indenização para funcionários que se ferem gravemente.

Infelizmente, se pode dizer que ainda há muito o que melhorar em segurança do trabalho no Brasil.