O que é o IPI?

Quem é que não soube que um dos programas utilizados pelo governo, para fazer com que em meio a crise economia mundial, atingisse em menor escala aqui no Brasil, foi a redução drástica do IPI? Pois bem, essa medida tomada pelo governo federal teve grandes conseqüências positivas para o povo brasileiro, que pode comprar suas necessidades, a um preço menor, e ainda antevê equilibrada sua economia. Mas afinal, o que é o IPI?

Simples, Imposto sobre Produto Industrializado. O que vale é que tudo aquilo que você compra no Brasil, desde a caixas de leite no vizinho, até um carro na capital, você está pagando impostos a todo o momento, que faz com que o produto esteja sempre com um preço razoavelmente grande, se comparado ao que seria vendido sem esse repasse de impostos governamentais. E foi exatamente esse o plano de Lula ao decretar que os produtos estariam com o IPI reduzido.
Fazer com que o povo, o mercado consumidor saísse, após tempos de crises, e instabilidade no mercado financeiro, e voltasse a consumar suas compras de vez. E como a redução do mesmo, chamava mais a atenção, essa medida foi tomada, e resultou uma equilibrada da balança comercial. O que ajudou com que o PIB do Brasil terminasse com o crescimento dos dois por cento, mas foi um dos únicos países que cresceu em meio a crise mundial que nos pegou.