Lixo eletrônico


O Natal está chegando, e com ele, os presentes que você vai dar e os que você quer receber. Como um computador novo, um celular mais moderno, um notebook de ultima geração e até mesmo uma TV nova pra por na sala. Mas você já pensou o que fazer com os aparelhos que foram substituídos? Esses aparelhos, além de serem tóxicos para nossa saúde, fazem mal para o meio ambiente.

Essas matérias são chamadas de e-lixo ou lixo eletro-eletronico, e eles são em maioria geladeiras, micro-ondas, celulares, televisores, aparelhos de som entre outros. Segundo o Greenpeace, o Brasil produz por ano, mais de 50 milhões de toneladas desse tipo de lixo, só pra ter idéia, nós somos o terceiro país que tem mais celular 140 milhões, só estamos atrás da China e da Índia.

De acordo com especialistas, os números só tem de aumentar, pois com o avanço da tecnologia o consumismo aumenta também, de forma que esses lixos acabam sendo deixado de lado, o que pode causar um grande dano a natureza. Não existe nenhuma lei no país que regularize os fins para esses lixos, porém uma pequena parte dele, é cuidada por ONGs que não tem um mínimo apoio do governo.

Já Manaus está sendo um grande exemplo para o país, por terem muitas industrias de produtos eletroeletrônicos, os materiais que são descartados pelo controle de qualidade, vão das fábricas direto para a reciclagem, o que deveria ser feito por todo o país.