O PROCON para quem não conhece é o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor que atua no Brasil em todos os estados brasileiros e orienta os consumidores quando vão fazer a sua reclamação, principalmente sobre o direito que eles possuem. Além disso, fiscaliza essa relação para ver se a empresa está errada e quando está mostra para os consumidores que não é bom comprar por aquela loja. A sua função é resolver conflitos existentes entre o consumidor e as lojas.
Todo mundo que se sentir injustiçada referente algum produto
que comprou, mas que não era o que havia pedido pode procurar um PROCON em sua
cidade. Muitas vezes quando a empresa que comprou não era confiável e chegou o
produto a assistência técnica da mesma nem existe ou é muito difícil, e nesse
caso é preciso a interferência do órgão.
Como Fazer uma
Reclamação Online?
Milhares de pessoas possuem problemas na hora de fazer uma
reclamação, afinal o PROCON não funciona exatamente em horário comercial, mas
em um horário determinado pelo próprio órgão 10h00min às 16h00min. Portanto, é
um horário que as pessoas que trabalham já estão em seus empregos.
Por esse motivo elas preferem fazer reclamação por telefone
ou via internet. Por telefone é mais difícil, pois muitas vezes não é possível
entender a reclamação vinda do consumidor. Já para a internet quando você envia
com tudo especificado fica mais fácil de entender. Para isso acesse o site do
PROCON na parte de “Atendimento Eletrônico” que fica ao lado esquerdo da página. O
canal tem como objetivo:
- Ver as reclamações para quem comprou produtos pela
internet;
- Dar orientações ao consumidor do que devem fazer, o que
difere de acordo com o caso.
É preciso enviar todo o questionamento para que eles possam
fazer a análise de sua reclamação e a resposta é enviada para você com todo o
procedimento que deve ser feito para conseguir o que deseja. Se ainda assim não
conseguir saciar a sua dúvida se encaminhe ao PROCON de seu município e
converse pessoalmente com um funcionário.