A proteção contra os efeitos nocivos dos raios do sol são essenciais para uma vida saudável para um adulto e muito mais para a pele delicada das crianças. Claro que o sol possui ações benéficas para o organismo, porém em demasia e fora dos horários adequados pode causar sérios danos à pele. Nas crianças o cuidado contra a radiação solar deve ser redobrado, pois os pequenos além de possuírem pele delicada estão iniciando suas vidas e os efeitos do sol serão acumulados durante os anos.
Entre as radiações transmitidas pelo sol estão a UVA e UVB (ultravioletas) nocivas ao organismo, à exposição a esses raios podem causar o envelhecimento precoce, o câncer de pele, queimaduras, alergias entre outros danos. Sabendo disso uma mamãe cuidadosa e consciente redobrará o cuidado com seus pequenos que se colocam constantemente a exposição nos seus momentos de lazer, em uma brincadeira ao ar livre, na piscina, no mar, no parque enfim.
A proteção às crianças deve ser uma constante, não se devem proteger os filhotes somente em dias de sol e calor, mas também nos dias nublados e chuvosos já que a radiação se mantem em todas as estações do ano. Portanto usar e abusar diariamente dos protetores solares nas crianças; o seu uso diário evitará danos à sua saúde futuramente.
Atenção mamães! Os horários de maior radiação solar ocorrem entre as 10 e 16 horas, assim evitar ao máximo a exposição dos seus filhos ao sol. Seu bebê após seis meses de vida já pode iniciar o cuidado contra o sol, pois sua pele sensível, superdelicada merece cuidado redobrado. Os filtros solares devem ser aplicados no mínimo vinte minutos antes da exposição ao sol, pois somente quando são absorvidos pela pele é que será garantida a proteção. O fator indicado é o de 30 a 60 FPS, pois a sensibilidade da pele da criança exige maior proteção, lembrando que o filtro deve ser indicado para o uso infantil, antialérgico e deve ser reaplicado constantemente.
Além do protetor solar outros cuidados podem ser somados a ele, como o uso de bonés, chapéus, óculos, que protegem o rostinho das crianças, roupas de cores que não absorvem os raios solares, sombras de árvores, guarda-sol sem esquecer-se de hidratar os pequenos, pois quem ama cuida!