
A dengue é uma doença gravíssima. É infecciosa tropical e subtropical, caracterizada por febre e dor intensa nas articulações e nos músculos, inflamação dos gânglios linfáticos e erupção da pele. O vírus é transmitido de pessoa a pessoa pelos mosquitos do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti, que é o mais conhecido. Há quatro tipos de vírus causadores da dengue. O nome da doença não é em vão e sim, tem uma explicação. Deve-se ao fato de que, ao atacar as articulações, faz com que o paciente infectado mova-se com um andar mole, dengoso ou como outros dizem, cheio de dengues.
É uma doença muito perigosa e todos devemos saber tudo sobre tal, afinal, ela pode levar uma pessoa ao falecimento. O mosquito se infecta ao picar uma pessoa contaminada e, após um período de oito a onze dias incubando o vírus, pode transmiti-lo a outra pessoa. A forma mais grave da doença é a dengue hemorrágica, onde causa hemorragia gastrintestinal e das mucosas e pode provocar choque e até a morte; não que as outras formas não sejam extremamente perigosas. O vírus responsável pela forma hemorrágica chegou ao Brasil em meados da década de 1980, depois de ter provocado uma epidemia em Cuba. O vírus tem seus momentos mais fortes, porém, durante todo o ano as pessoas devem tomar os cuidados para evitar o contato com o mosquito transmissor da doença. Existem alguns cuidados, que se seguidos à risca, podem evitar a vinda do mosquito, tais como:
- Não deixe água parada em lugar algum;
- Tampe sua caixa de água e lave-a de, no mínimo, três em três meses;
- Coloque areia nos pratinhos das plantas;
- Se tiver vasilhame que esteja com a boca da garrafa virada para cima, vire-as para baixo, de forma com que a água não possa acumular-se ali;
- Pneus que estejam amontoados em seu quintal, por favor, coloque-os em um local seco e onde eles não tenham contato algum com água;
Além disso, vale a pena lembrar que a higiene também é importante no combate contra a dengue, pois em quintal limpo, não existe água parada!