
TPM,é o inferninho particular das mulheres, e quem sofre com este mal, quando esta em crise fica quase louca. Antigamente como as mulheres ficavam mais reservadas, era mais fácil controlar os sintomas, pois quando sentia-se indisposta deitava-se, mas hoje, com a mulher moderna ficou mais difícil, na correria do dia a dia, é sempre muito complicado parar a rotina e relaxar. Quem já não passou por isso, ou não conhece alguém que tem. Tensão Pré Menstrual, conhecida por TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais, podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher. São aqueles famoso dias, que se você pegar um, você quase mata. Os sintomas mais comuns são: desconforto abdominal, dor de cabeça, cansaço, irritabilidade, tensão, humor deprimido, aumento do apetite, esquecimento, dificuldade de concentração, acne, hipersensibilidade aos estímulos, raiva, choros fáceis,calorões, palpitação e tonturas.
Uma pesquisa recente, num presídio feminino dos EUA, mostrou que 50% das presas que lá estavam, cometeram seus delitos, durante o período menstrual. Entre os acidentes de carro, 52% estavam na mesma condição. Os juízes costumam até ser bem benevolentes com as acusadas quando elas alegam TPM, mas é claro que é feito toda uma análise, não basta só falar, tem que se provar que sofre com a crise e que o delito aconteceu neste período.
Para o tratamento deve ser observado com cuidado o caso, incluindo o estudo individualizado, nem sempre o que é bom para você terá o mesmo efeito para mim. As melhores medidas preventivas são: orientação, deve se orientar que TPM não é grave e pode variar entre os ciclos; modificação alimentar, com a redução da gordura, sal, açúcar e cafeína; fracionamento das refeições, não fique muito tempo sem se alimentar; dietas com boas fontes de cálcio, leite e iogurte; diminuição da ingestão de álcool; para de fumar, fazer exercícios físicos regularmente; controlar o stress. Mude seus hábitos, ajude seu organismo a não ser tão severo com você, e com certeza você se sentirá bem melhor.