Alguns sites oferecem o serviço para medir a velocidade da sua banda larga (ou não) gratuitamente. Basta acessá-los e, muitos, já dão as informações de cara. Confira uma lista deles:
O endereço pertence a uma empresa da área de telefonia e traz interface em português. Mede tanto a velocidade de download quanto a de upload de sua conexão e permite que você envie convites para que seus contatos utilizem o serviço.
O site monitora as velocidades de download e upload da sua conexão. Basta clicar no botão central da página chamado "Start seed test" (Começar teste de velocidade) e o endereço aponta sua velocidade de download e upload. O endereço também traz uma lista com a média de velocidade de conexão de cada uma das operadoras que oferecem o serviço de banda larga baseado em dados monitorados no site. Infelizmente, não há dados de empresas brasileiras.
O site brasileiro é simples de usar, basta clicar em Start (Começar) para também checar a velocidade de download e upload da conexão. Um ponto negativo é que, mesmo o endereço sinalizando que é possível ver qual operadora oferece o melhor serviço, não há link correspondente a esse serviço.
Em português, o site mostra sua velocidade de download e as compara a outros tipos de conexões, como discada, DSL, cabo. Interface simples e resultados direto na tela.
Com um visual "poluído", o Numion traz dados qe vão além das taxas de download e upload de sua internet. Também mostra média de velocidade de navegação no Brasil, com base nas consultas feitas no site, e apresenta gráficos com a evolução da sua velocidade de conexão. Em inglês.
Nesse endereço brasileiro, nem é preciso clicar em botões para o teste começar. Basta carregar a página. O único problema é que o único botão que existe, o "Novo Teste", não funciona. Para fazer uma nova consulta, é preciso recarregar a página.
Primeiro, determine um dos servidores de uma das cidades norte-americanas listadas. Depois, espere o resultado: sua velocidade será listada em segundos, com velocímetros simulando a medição. Em inglês.