Protestos no Brasil em 2013

O Brasil está trazendo uma imagem que não é vista com bons olhos pelos políticos, mas pela população cada dia mais nosso agregadores dos protestos estão adentrando a eles. Eles começaram com o protesto na cidade de São Paulo que era contra o aumento de R$ 0,20 na passagem. Em praticamente todo o país as tarifas foram abaixadas, mas, ao contrário do que muitos pensavam as greves não pararam e o Brasil não ficou quieto quanto aos erros políticos e o tema abordado com muita frequência foi a Copa do Mundo do ano de 2014 que ocorre no Brasil.

A melhoria na saúde e educação são os tópicos mais abordados e cartazes com o escrito “Queremos educação e saúde no padrão FIFA” aparecem com frequência. O Brasil investiu na saúde no ano que passou, porém há muito o que fazer para melhorar a qualidade nos atendimentos e principalmente nas instalações. E ainda falando em saúde e último tema para o protesto é quanto a contratação de médicos estrangeiros para atuarem no país. Isso causou revolta aos médicos formados e formandos que estudos anos para conseguir a formação tão desejada. A presidente Dilma quer um novo padrão para a saúde trazendo os médicos de fora do país, porém o Brasil tem infraestrutura para formar bons médicos, o que falta é um salário decente para que possam atuar em instituições que tenha o que precisem.

Outro protesto gerado é quanto ao aumento no pedágio dos caminhoneiros que agora terão que pagar pelo eixo que não estão usando em estrada. As estradas de todo o país estão travadas pelo fato dos caminhoneiros exigirem melhores condições em estradas, no próprio trabalho e principalmente que não paguem pelo eixo que não estão usando.

A lei da PEC 37 foi mais uma conquista, mas isso não apenas com os protestos, mas mobilizações feitas pela internet, dando enfoque para a rede social Facebook.


Os protestos seguem por todo o país e o que o governo teme são protestos que possam surgir na Copa do Mundo durante o evento, como já aconteceu na Copa das Confederações com uma pequena “invasão” no gramado. Com o lema “O gigante acordou” os protestos continuarão sem ter data para acabar e, portanto, se você é a favor veja em sua cidade quais são os tópicos pelo o que estão lutando e faça parte você também, assim estará ajudando a reforma do país.