Dicas para uma boa redação









Uma redação bem feita é o que os estudantes precisam para passar no vestibular. O que ocorre é que algumas pessoas não sabem diferenciar redação e outros estilos de textos. Para conquistarmos o melhor empenho temos que ficar tranquilos e tentar escrever da melhor maneira possível. O que acaba ocorrendo é que se a pessoa não sabe a diferença de tipos de textos, isso fica impossível de sair perfeito. Quando estamos tentando uma boa nota no vestibular, muitas vezes os erros nos pegam de surpresa, por isso a primeira e importante dica é saber bem o português. A banca é sempre muito rigorosa, por isso aprenda bem e estude todas as técnicas da língua. Quanto a isso é determinante, mas só saber escrever não vai te poupar se não saber distinguir o que é redação e estilo. Vamos dar algumas dicas para quem quer escrever um bom texto.

Escrever palavras difíceis não quer dizer que o texto está coerente, muitas vezes uma linguagem mais simples é até melhor interpretada. Jamais use palavras de baixo calão, palavrões, gírias, jargões e o coloquialismo é algo que não vai alimentar seu texto de uma maneira legal. Não faça criticas sem fundamentos, sem objetivo, trate o texto de modo que você saiba o que quer. Tente basearem-se em fatos, acontecimentos reais e tente apontar sua opinião em soluções coerentes. Jamais use abreviações vindas de site de relacionamento ou MSN ( vc, msm, qndo, etc.) Esse tipo de linguagem vai desclassificar seu texto, mas lembre-se, há abreviações existentes, analise isso.  Tente não repetir muito as palavras, não enfeite o texto, o leitor se cansa disso.

Se não tiver um vocabulário vasto, não se preocupe, um texto simples pode ser muito apreciado. Usar sinônimos torna o texto imponente, um bom exemplo disso é falar a mesma palavra como menino, guri, garoto entre outras. Use ponto nas frases, principalmente ponto final. Quando começar a argumentar e de repente forem mudar de ideia, coloque o ponto final. Depois de terminar, releia o texto, veja se há erros e arrume, tente, também, entender o que escreveu.