Comunicação não Verbal na Enfermagem


Dentro da área da saúde a enfermagem é a categoria que mais tem acesso com os pacientes, sendo então uma das áreas que mais precisam compreender os sinais que indicam as necessidades que os mesmo necessitam, por conta de que muitos deles precisam expressas seus sentimentos e desejos de uma forma não verbal. Esse tipo de comunicação por sinais pode ser denominada como comunicação não verbal, que não envolve fala e nem a escrita, sendo feita por símbolos, gráficos, gestos e expressões faciais.

Para quem pensa o contrario esse tipo de comunicação é muito comum dentro de hospitais, onde podemos encontrar pessoas que se encontram em um quadro impossibilitado de se comunicar verbalmente, onde a equipe de enfermagem deve estar preparada para compreender esses sinais e para que possam também se comunicar da mesma forma com o enfermo. É muito importante que a comunicação ocorra entre o paciente e o profissional da saúde, por conta de que a comunicação nesse caso é algo muito importante, e pode trazer resultados bem positivos para o trabalho e para uma possível melhoras do doente.

Os sinais podem transmitir coisas simples como dor, fome, sede, medo ou algo do tipo, sendo as necessidades que eles podem ter durante a sua estadia no hospital. O cuidado de um paciente que não fala pode trazer alguns obstáculos, onde o profissional deve estar preparado antes de se depara com um caso do tipo, sempre tendo os mais variados recursos em mão para poder suprir algumas necessidades que podem aparecer.

É fácil de ver alguns sentimentos pela para-linguagem como gritos, bocejos, choro, sorrisos entre outros, sendo que as funções fisiológicas do paciente é algo que pode ser a recusa por comida, a falta de realizar as necessidades como urinar e defecar entre outras que podem sinalizar o estado físico que o mesmo se encontra. Então se ligue nos mais variados sinais que pode encontrar, por conta de que assim será muito mais simples do que se pensa de fazer com que você tenha mais possibilidade de ter um melhor tratamento para o doente.