Cuidados com motocicletas

O trânsito brasileiro é composto por muitas motocicletas, principalmente nas grandes metrópoles onde as motos são soluções rápidas para transporte de pequenas mercadorias e também para o serviço de motoboy, ou seja, uma pessoa pilotando uma motocicleta chega ao seu destino com muito mais agilidade do que uma pessoa dirigindo um carro, uma vez que as motos são menores e ocupam menos espaço no trânsito, podendo ir e vir mais rapidamente.

Acontece que embora as motos possuam estas vantagens, os pilotos acabam ficando sujeitos a acidentes graves de trânsito, uma vez que a motocicleta não possui tanta segurança como um carro ou outro veículo de quatro rodas, e um acidente de trânsito acaba gerando ferimentos mais graves e riscos maiores de vida caso sofra um acidente, por isso é necessário tomar alguns cuidados, nos quais você conhece agora.

O primeiro cuidado que é essencial para os motociclistas é o uso do equipamento obrigatório para pilotar uma moto, que é o capacete, principal responsável por salvar milhares de vidas em acidentes, uma vez que ao cair de moto a cabeça estará protegida e isto salva realmente muitas vidas. As leis de trânsito também pedem que os motoristas utilizem roupas auto refletivas ao pilotarem motos, ou seja, com estas roupas o motociclista fica mais visível aos outros motoristas, diminuindo assim os riscos de acidentes.

Um grande problema que vemos nas grandes metrópoles, principalmente na cidade de São Paulo, são motociclistas utilizando os conhecidos “corredores”, onde um carro fica ao lado do outro e este vão entre eles acabam servindo de passagem para os motociclistas, uma vez que qualquer manobra de um dos diversos veículos que estão nas filas, acaba gerando um acidente e muitas vezes são graves, tendo em vista que os motociclistas abusam da velocidade e põem em risco suas vidas para chegar mais rápido ao destino final.

Portanto, ao utilizar motocicleta como meio de transporte ou meio de trabalho, tenha sempre ciência de que você jamais levará vantagem ao sofrer um acidente de trânsito, tendo em vista que um motociclista ao se chocar com um carro, por exemplo, é evidente a diferença de proteção e também o tamanho de ambos. Portanto, toda cautela é fundamental para pilotos de motocicletas.