O protetor solar é um produto muito importante para a vida diária das pessoas, de todas as faixas etárias. Porém, para cada tipo de pele tem um protetor correto para ser usado, mas isso não é a pessoa quem deve visualizar qual vai utilizar, mas sim passar em um dermatologista, ou seja, o médico especializado na área de pele. E primeiramente, o que as pessoas precisam saber é que existem dois tipos de protetor solar, são eles:
- Físicos que apenas refletem os raios que são chamados de ultravioletas;
- E o químico que ao invés de refletir, absorvem estes raios.
Para muitos acham que o protetor não tem uma função especifica, porém isso é nítido visualizar que há sim, proteger a sua pele não somente das doenças causadas pela exposição excessiva da pele ao sol, mas também envelhece a sua pele, e muitos outros fatores.
A abreviação de FPS significa Fator de Proteção solar. E essa abreviação mostra quantas vezes a sua pele estará protegida do que se estivesse sem o protetor. Por exemplo: um protetor que tem fator 30 quer dizer que a sua pele demorará 30 vezes mais tempo para ficar vermelha do que se estivesse sem o mesmo produto.
Entretanto, cada pessoa possui um tipo de pele, e portanto, não precisa usar o fator mais forte, isso é claro dependendo da situação em que cada uma se insere. E por este motivo é preciso que passe em um dermatologista para que ele diga quanto você precisa utilizar. Geralmente para quem tem uma pele muito branca ou então tem mais idade os fatores mais altos são indicados para elas.
E dicas são necessárias como:
- O mormaço mesmo que não pareça também causa queimaduras e, assim é preciso que também tenha toda a proteção para que não fique vermelho e com queimação;
- Deve passar o protetor por aproximadamente meia hora antes de se expor às radiações;
- Mesmo que não esteja um sol intenso, é necessário que passe o protetor, pois a radiação acontece mesmo quando o sol não é forte.