Quem presta algum tipo de serviço para a Google é preciso estar atento a nova política da Google, para que assim esteja dentro das normas e não seja banido. Nesta nova política criada pela Google ela tem o interesse de tornar mais fácil o entendimento das suas práticas de privacidade.
Como já era feito as informações de cada pessoa elas mesmas escolheram se poderá ou não aparecer na internet. O modo unificado da Google que era de usar o e-mail para várias contas cai para o Youtube e Web History. E os mapas e outros serviços oferecidos pela Google se não os quiser mais em sua página você pode desligar a personalização, isso quando estiver logado. Os seus históricos você poderá apagar ou então desligar essa função e o mesmo acontece no Youtube que poderá desligar a função do registrar o seu histórico. Você que visualiza anúncios poderá personalizar de acordo com o que mais lhe interessa.
Informações de contas sua você pode separar já que a Google não unifica as suas informações pessoais em contas diferentes. E por causa desta privacidade modificada da Google a justiça quer explicações da nova política, isso no prazo de dez dias do recebimento do aviso. E caso isso não aconteça a empresa terá que responder um processo administrativo.
O caso maior da polêmica foi o caso da Google permitir que as informações pessoais de um usuário pudesse ser vista por um aplicativo isso para que assim aja a customização do site e das buscas.
Alguns erros de interpretação foram encontrados e isso pelo fato de que a tradução foi feita errada, como é o caso dos itens abaixo:
- A Google iria coletar informações dos usuários. Antes da política todas as informações ficavam em lugares separados e agora com um painel modificado terão a integração de informações e não coleta de dados como foi traduzido;
- Exagero nas publicidades. E mais uma vez a Google esclarece que isso não quer dizer que terão anúncios de todos os lados, mas sim que a pessoa terá um anúncio mais direcionado a ela, e com isso o internauta não terá uma quantidade enormes de anúncios sem que a Google saiba o seu gosto;
- Uma suposta mudança na ferramenta de controle também causou polêmica, mas a empresa logo tratou de explicar que o usuário ainda pode escolher para não ser “trackeado”;
- E para finalizar não haverá venda de informações, sendo, portanto, mais um mito.