Os cursos que serão colocados estão listados abaixo:
- Engenharia de energia e recursos renováveis, Rosana;
- Engenharia de Manufatura, Itapeva;
- Engenharia de bioprocessos, Araraquara – FCF e Botucatu - FCA;
- Engenharia de biossistemas, Tupã;
- Engenharia de pesca, Registro;
- Engenharia química, Araraquara- IQ;
- Engenharia ambiental, São José dos Campos;
- Engenharia Agronômica, Dracena;
- Engenharia eletrotécnica e engenharia de materiais, São José da Boa vista.
Todos os cursos listados acima com exceção do Engenharia eletrotécnica e engenharia de materiais que são oferecidas 80 vagas, o restante é de 40 vagas. Vale ressaltar que o campus de São João da Boa Vista ainda será construído.
As inserções dos cursos de graduação começam ainda no ano de 2012 e continuarão ao longo dos próximos anos, principalmente o campus que precisa ser construído. A pesquisa pelas profissões que seriam necessárias para o mercado futuro começou no ano de 2011 e dentre os cursos que mais seriam necessários encontrou se os citados acima. Essa pesquisa feita foi recebida pela comissão de coordenada pela pró-reitoria de graduação.
O crescimento é um desafio para a Universidade, porém há a necessidade de novos profissionais do mercado, principalmente na área de Engenharia, conforme mostrou uma pesquisa no ano de 2010 com o nome de “A formação de Engenheiros no Brasil”. Isso foi muito importante para que o desafio pudesse ser feito e posteriormente, concretizado pela Universidade Estadual Paulista.