Há diversas maneiras de se conseguir fazer um intercâmbio, e uma delas é possível pela faculdade ou Universidade em que você estuda. Muitas Universidades possuem convênios com outras fora do país ou então dão bolsa de estudo para o aluno que merece e conseguir destaque. Portanto, para um estudante a primeira maneira de tentar um intercâmbio é através da instituição que estuda.
O mais cobiçado dos intercâmbios sem dúvida alguma é para os Estados Unidos, Canadá, França e outras. Fora o método da escola é bom começar a correr para preparar a documentação exigida para quem vai sair do país.
É preciso procurar uma agência que faça intercâmbios e dizer a língua que fala fluentemente para que assim a agência possa te encaixar no que melhor combinará com você. O interessante de uma agência de intercâmbio é que ela já mostra para o turista ou aluno quais as opções de aula que poderá ter, como no caso da Itália que oferece o curso de gastronomia. Para se matricular em um curso de intercâmbio precisará de:
- Passaporte;
- Solicitar o visto (o que pode demorar);
- A data do curso deve ser escolhida nessa hora;
- Ter todas as informações necessárias sobre o local fora do país onde ficará;
- Comprar a passagem área para que não ocorra nenhum erro na hora do embarque;
- Enviar a matrícula e logo em seguida pagá-la e também o restante das cobranças como passagem, acomodação e principalmente, o curso!
Uma das principais agências aqui no Brasil é a CI que traz as melhores opções para os estudantes de todo o país. Em caso de dúvidas entre em contato com a agência.
Para quem deseja trabalhar fora do país e fazer o curso ao mesmo tempo precisa visualizar a disponibilidade de horário e também ter em mente que para que possa trabalhar fora do país o seu curso deve ter no mínimo seis meses. E mais uma dica que vale a pena seguir é ter tudo em ordem com no mínimo de três meses, para que assim não ocorra nenhum imprevisto.