Saiba como utilizar a tabelinha

Saiba como utilizar a tabelinha


Existem muitas mulheres que começaram a sua vida sexual agora e que não conhecem todos os métodos de contraceptivos. Mas com certeza já devem ter ouvido falar em tabelinha. Sim, muitas mulheres fazem uso desse, mais ele não é totalmente seguro. Porém mesmo assim muitas mulheres o usam, pois acham que realmente funciona, fazendo assim elas acabam sabendo quando podem ter relação sexual e quando não podem. Bem, a tabelinha ajuda para que saibamos os dias em que se esta fértil e os em que não estão.

Lembrando que aquelas que possuem irregularidade no ciclo menstrual, jamais devem usar esse método, exceto aquelas que queiram mesmo engravidar. Mas então, como se faz para calcular o período fértil pela tabelinha? Em primeiro lugar faça as anotações de seu ciclo menstrual por pelo menos seis meses. Anote também a duração daquele mais curto e daquele que é mais longo e subtraia por 18 da duração do ciclo mais curto e assim aparecerá início do período fértil. Após ter feito tudo isso, subtraia 11 do período que é mais longo e assim terá o final do período fértil. Mas é importante realçar de novo o que foi dito no inicio desse artigo, isso só irá funcionar com aquelas mulher que possuí o ciclo regular. Já pra você que é irregular, não se preocupe isso acontece com muitas mulheres.

O aconselhado seria que você se dirigisse a um ginecologista e dessa forma obtivesse informações de como regularizar a sua menstruação e de que método contraceptivo mais se adequada a você e seu organismo. Lembre-se que agora você esta começando a sua vida sexual, junto com ela vem também alguns cuidados e detalhes que são importantes para que você esteja bem de saúde. E saiba aproveitar cada relação sexual que for ter, da melhor maneira o possível, mais sempre cuidando de sua higiene genital e se prevenindo de alguma gravidez indesejável, ou de uma doença sexualmente transmissível. Se quiser obter ainda mais informações sobre esse assunto, você poderá pesquisar em sites de busca, onde se encontra sites especializados para esses tipos de dúvidas. Ainda sim, você pode pedir a ajuda e os conselhos de alguém que seja mais velho que você e que entenda melhor sobre esses assuntos.