Os riscos da pílula do dia seguinte

Os riscos da pílula do dia seguinte


Muitas mulheres e principalmente adolescentes acabam se descuidando na hora de ter relações sexuais, as vezes isso é uma imposição do parceiro ou por um simples descuido, mas isso pode gerar um serio transtorno para a vida da mulher se ela não deseja engravidar, pois depois de feita a fecundação o bebê só tende a crescer e a se desenvolver, e é por isso que as mulheres estão se tornando cada vez mais escravas da pílula do dia seguinte. Esse medicamento é vendido legalmente em farmácias, e as cenas mais comuns é ver meninas de 12 a 15 anos indo até a farmácia para adquirir o medicamento.

A pílula do dia seguinte funciona como um método preventivo contra a gravidez, o medicamento vem com duas pílulas você toma uma e a outra você toma depois de 12 horas, ela impede que o espermatozóide entre em contato com o óvulo realizando a fecundação que é o que gera o bebê, mas a mesma só tem esse efeito se for tomada em até 72 horas após a relação sexual se tiver ocorrido a ejaculação masculina. A pílula do dia seguinte só pode ser utilizada no maximo duas vezes no ano, pois utilizada em excesso ela pode trazer muitas alterações no organismo da mulher, a mulher pode se tornar estério e também pode ter varias outras complicações.

A pílula pode efeitos como náusea, vomito, alterações no período menstrual e no período de ovulação, dores de cabeça e também enjôos. Também vale a pena lembrar que pessoas que sofram de obesidade, doenças hematológicas e hipertensas também não podem tomar esse medicamento. Então não use esse medicamento como um método anticoncepcional, o ideal é tomar um anticoncepcional e usar preservativo sempre, pois alem de se livrar de uma gravidez indesejada você também fica livre das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), não abuse, é melhor você cuidar da sua saúde do que passar o resto da vida com uma doença, ou ter uma gravidez indesejada.