Deveres do cidadão


Todos nós temos direitos e deveremos durante todo o tempo em que respiramos, porém parece que sabemos apenas os direitos, já que estes estão na ponta da língua e os cobramos a todo o momento. E os deveres? Por que não os aceitamos e o cumprimos, no fim das contas?

Com toda certeza é mais fácil ir em favor das coisas boas, do que nos é vantajoso, o que nos tem lucro, porém para que uma sociedade fique bem, viva em harmonia , é necessário que cada cidadão saiba que tem deveres a ser cumprido para o bom andamento do desenvolvimento social. Sendo assim, postamos aqui algumas dicas, alguns lembretes na verdade, de como exercer cidadania através dos nossos deveres. Veja:

Sendo um cidadão, você tem o dever de votar e assim escolher nossos governantes e representante, lembrando que você apenas tem este dever entre seus 18 e 60 anos, sendo isento da responsabilidade fora destes períodos. Deve cumprir as leis, todas elas, desde as de trânsito as de maior exigência. Outro dever de grande importância é respeitar os direitos sociais de cada pessoa, seus valores e suas particularidades. Deve buscar seu próprio sustento através de trabalho digno e idôneo para que assim possa alimentar seus dependentes e pessoas próximas, além de os educar e proteger, principalmente filhos e pessoas incapazes. É dever do ser humano proteger a natureza, o patrimônio comunitário, o público e o social. Por último, deve colaborar e obedecer as autoridades, lembrando-se que o poder público está sempre em primeiro lugar.

Também é dever do cidadão portar documentos, como carteira de identidade (RG), CPF,carteira profissional de trabalho, certidão militar para os homens, título de eleitor e carteira de saúde.

Seguindo estes valores, mais a sua própria índole, com toda certeza você será um cidadão digno de respeito e confiança, pois exerce tanto a cobrança de seus direitos, como a realização de seus deveres. Se todos agirem assim, teremos sem dúvidas, uma sociedade bem melhor, mais organizada e mais desenvolvida!