Antigamente, a palavra “academia” era um jardim público nas cercanias de Atenas, consagrado ao herói Academus. Ele foi dedicado à deusa grega Atena e outras divindades. Nestes jardins Platão ensinava a seus discípulos e sua escola chegou a ser conhecida como ‘Academia’. Hoje em dia, o termo quer dizer um local o qual pessoas fazem a prática de exercícios físicos e musculação. Pessoas ficam vidradas nela, e passam grande parte do tempo treinando para manter seu corpo bonito e saudável.
Existem pessoas que passam mais tempo na academia do que na própria casa, pois querem se dedicar a ficarem com corpos perfeitos. Muitos fazem dela uma obsessão, e passam a se preocupar mais com o tempo de treino do que com os hábitos alimentares, os quais tem extrema importância. Algumas pessoas fazem uso indevido da academia e acabam se drogando para ficarem “maiores”. Tomam anabolizantes, que supostamente ampliam a força e a resistência, mas também podem ter efeitos colaterais nocivos tais como problemas de fígado, entre outros.
Um dos problemas da academia é que os exercícios podem causar danos, tal como os temidos calos. Ele é o endurecimento da camada superficial da pele. As mulheres normalmente, não gostam muito dos homens que tem aqueles calos enormes nas mãos, porém não podemos generalizar.
Existem formas de cuidar deles, tais como:
- Quando for para academia treinar, coloque algodão entre os dedos.
- Use uma lixa apropriada para remover as calosidades e os calos não infeccionados. Após lixá-los, coloque um curativo sobre o local.
- Não tente cortar os calos. Esta é uma medida muito perigosa.
- Use luvas de silicone para treinar. Elas são importante pois ajudam a proteger as mãos dos atritos causados por tal.
Quando os calos começarem a doer, procura logo um dermatologista.
Tome muito cuidado com a sua saúde e coloque-a sempre em primeiro lugar. Cuide da sua beleza sem fazer exageros. Os cremes são sempre ótimos ajudantes para hidratar aquilo que se perdeu durante o treino na academia.