Com a correria em que vivemos diariamente, o nosso corpo e nossa mente fica cansados até chegar a um ponto em que se esgotam completamente e começam os problemas de saúde e coisas do gênero, podendo agravar e deixar marcas para o resto da vida. No nosso trabalho ou no estudo ficamos concentrados e não paramos nem para respirar direito, causando uma alta tensão nos músculos e tendões, fora o estresse emocional. Existem muitas técnicas disponíveis para relaxamento, que auxiliam e muito no alivio emocional e físico dessa correria da nossa vida, pode ajudar no combate a dores e evitar alguns problemas de saúde.
Entre essas técnicas de relaxamento, existem algumas que são bem simples e fáceis de fazerem. Existem pessoas que se satisfazem praticando de vez em quando esses exercícios, geralmente quando não se sentem muito bem e passam mal, estressados e coisas assim. Mas outras pessoas pensam nisso antes, é importante fazer esses exercícios, pois um período de relaxamento de pouco tempo pode ajudar na melhora de uma dor de cabeça sem os efeitos colaterais dos remédios. Mas para a eficácia dessas atividades e o sucesso dos mesmos depende do compromisso e responsabilidade de quem os faz, e prática regular desses exercícios propõe melhores resultados.
Os exercícios respiratórios é uma forma de relaxamento e são bem fáceis de fazer, muito eficientes e duram em torno de um minuto. A respiração é feita mais vagarosamente, e é preciso concentração na mesma sem pensar em outras coisas, tem de ficar com os olhos fechados e respirar profundamente e é muito importante que isso seja bem devagar, faça isso sempre, várias vezes ao dia.
Uma maneira que ajuda nos exercícios respiratórios é trabalhar com imagens. Antes de começar os exercícios imagine um lugar agradável, calmo, quieto, um lugar em que você se sinta bem. Pense que você está nesse local, que está no lugar tranqüilo e longe de problemas, feche os olhos comece a atividade respirando lentamente e profundamente. Com certeza o exercício terá mais eficiência e você se sentira aliviado, mais calmo, e as dores melhorarão, não custa tentar.