Muita gente já ouviu sobre os poderes medicinais de algumas ervas, porém tem gente que acredita e tem gente que não. Muitas pessoas já experimentaram e dizem com toda certeza que fazem efeito e curam enfermidades, outras desacreditam absurdamente. Como muita coisa na vida, é questão de acreditar, mas as ervas medicinais são usadas para terapias, para ajudar e prevenir, sempre em caso de doenças mais sérias o acompanhamento médico é fundamental, pois somente ele que é capaz de dizer o que realmente se tem e o que tomar.
Apesar de muita gente desacreditar, existem sim, muitas ervas que podem ajudar no tratamento de saúde, isso porque a natureza brasileira possui muitas plantas com ricos valores vitamínicos. Atualmente existem muitas pesquisas cientificas que comprovam que as plantas ajudam a curar, e também mostrando quais as verdades e desvendando muitos mitos sobre as mesmas.
Artrite - Caatinga de Mulata, Malva, Sabugueiro.
Arroto - Poejo
Anemia - Artemísia, Cavalinha, banhos de Manjerona e Alecrim, Cerefólio, Manjericão, Dente de Alho.
Calmante - Alecrim, ALfazema, Camomila, Manjericão, Funcho.
Câncer - Confrei (leucemia), salsa.
Cansaço - Mil em Rama.
Baço - Salsa, Dente de Leão.
Bexiga - Artemísia, Beldroega, Cavalinha, Cerefólio, Malva, Mil Ramas.
Boca (mau hálito) - Hortelã, Erva Cidreira, Manjericão, Tanchagem.
Bronquite - Beldroega, Cavalinha, Sabugueiro, Bardana.
Arteriosclerose - Cavalinha
Asma - Cerefólio, Hortelã, Funcho.
Cabeça (dores de) - Alfazema, Boldo, Camomila, Confrei, Hortelã, Losna.
Cabelo - Alecrim, Alfazema, Babosa, Camomila, Manjericão, Sálvia, Bardana..
Quanto ao modo de preparo, são feitos chás dos mesmos e podem ser feito de duas maneiras, ou por infusão ou cocção. Infusão é quando despeja água sobre a erva e abafa por um certo tempo, quinze minutos por aí, geralmente isso é feito com flores, folhas e ervas que possuem aroma para não perder o gosto. A cocção seria quando se cozinha a erva, geralmente é feito com raízes, sementes e cascas, e o tempo de ferver gira em torno de três a quinze minutos por aí.
É sempre importante não tomar chás de um dia em que foi feito, e também não tomar o mesmo chá por muito tempo para não perder o efeito e o corpo acostumar.