Como mudar de emprego na hora certa

O dilema existe e tem se tornado mais frequente entre os profissionais brasileiros, com a chegada de empresas estrangeiras interessadas em investir no País: afinal, vale a pena deixar o emprego em uma companhia que já está consolidada no mercado para trabalhar em uma nova, que está surgindo agora?

Lado bom e lado ruim

As vantagens de aceitar essa mudança são a aceleração no crescimento profissional e a remuneração maior. "O profissional fica com maior visibilidade no mercado, porque ele faz mais contatos e aparece mais. Ele não será apenas mais um gerente, mais um funcionário em uma empresa com 1 mil funcionários", diz a gerente.

Em relação ao salário, Vanessa considera que, para que a proposta seja realmente vantajosa, a remuneração deve ser entre 30% a 40% maior que a quantia que o funcionário recebe atualmente.

Porém, a mudança também possui suas desvantagens, que vão além do risco de ser uma "furada". "Em empresas novas, tem uma pressão muito grande dos investidores por resultados, e não há o peso do nome corporativo. Você não é um profissional daquela empresa conhecida, mas de uma que ninguém ouviu falar ainda", ressalta.