Regularização de Dividas – Como Fazer

Regularizar uma dívida para um cidadão é muito importante, pois elas trazem malefícios para sua vida diária e principalmente para o mercado consumidor, pois você fica impossibilitado de fazer novas compras por não ter crédito. Há muitas vantagens quando faz o pagamento, os quais estão logo abaixo.

Como Fazer para Pagar uma Dívida?

Há faixas de dias em atraso para qualquer empresa e a partir delas terá a forma como pagar. Quando o atraso é pouco, questão de dias ligando na empresa ou indo até a mesma para conseguir uma segunda via é possível. Quando a divida se torna mais antiga existem empresas que compram esses débitos ou auxiliam que ligam para seus clientes (devedores) para cobrar o que devem, ou seja, as famosas empresas de cobrança.

Elas possuem um número o qual você pode entrar em contato, ter informações sobre sua divida e formalizar acordo para pagamento da mesma. Algumas das vantagens de quitar o débito são:

- tirar o seu nome do SPC/SERASA;
- As ligações que geralmente são diárias param de acontecer;
- Os juros não são mais contados porque efetuará o pagamento;
- Aproveita para tentar o máximo de desconto possível.


Quando o pagamento não é feito as consequências acontecem como os juros correndo diariamente, as ligações continuam acontecendo e o nome da pessoa vai para a negativação caso não pague.


A negativação do nome da pessoa impede de fazer novas compras, de usar o seu nome no caso de abrir um crediário ou então de um empréstimo, entre outros. E o que muitos não sabem, mas fazem é aguardar por cinco anos o nome negativado porque a divida caduca, porém o que não sabem é que ela continua ativa no Banco Central, ou seja, automaticamente o nome sai do SPC, mas não do banco. Nele, enquanto não pagar o nome fica “sujo” e não consegue, por exemplo, comprar um imóvel ou veículo que na maioria das vezes se faz uma pesquisa no banco para ver qual a situação de seu cliente.