Economizar energia automaticamente remete a economia na sua
conta por usar menos. Há alguns aparelhos que gastam mais energia do que se
pensa como é o carro do ferro, do chuveiro, ou seja, todos os produtos que
apresentem resistência elétrica puxam mais energia que os outros. Portanto,
passe a utilizá-los com mais consciência. Algumas dicas para economizar em
energia estão abaixo:
- No inverno não ligue o aquecedor, coloque cortinas pesadas (grossas) em sua janela para que dessa forma elas não deixem o frio passar e ao mesmo tempo mantém a sala ou o cômodo mais aquecido.
- O modo mais fácil de economizar energia é utilizando a luz do dia, ou seja, o sol. Não ligue a luz quando o dia ainda está claro. No horário de verão isso se reduz ainda mais, pois você possui uma hora a mais no seu dia para manter as luzes apagadas.
- No verão não utilize o chuveiro no quente, pois este pode fazer mal a sua pele e consegue economizar energia por estar no morno ou até mesmo desligado. Para aquecer a água você pode comprar um aquecedor solar que dura muito tempo, se não uma vida toda e assim não gastar tanto para tomar banho quente.
- Há luzes corretas para colocar em sua casa. Muitas pessoas não sabem que existem luzes no comércio que ajudam a economizar energia. Compre e economize até 80% e tenha uma lâmpada que dura o dobro. Essas são chamadas fluorescentes.
- O ferro consome muita energia, portanto, passe todas as suas roubas de uma só vez, evite ficar ligando o aparelho para apenas uma peça de roupa, afinal isso rouba muita energia.
- O micro-ondas é outro aparelho que puxa bastante energia nas residências, porém se for utilizado com consciência é possível medir o gás e a energia para ter um equilíbrio.
- O seu computador não sendo uma ferramenta de trabalho procure não o deixar muito ligado. Ele em um mês ligado durante seis horas pode gastar 45kwh/mês, o que também poderia ser economizado. No caso de não gostar de deixar o computador desligado deixe pelo menos a tela do mesmo desligada, pois já estará economizando.