Um dos problemas que podemos definir como universal é o famoso aproveitar dos outros. Empresas, comerciantes e pessoas em geral gostam de aproveitar de outros enganando essas pessoas consideradas consumidores a fim de faturar uma alta quantia nas costas das mesmas. Você considera isso justo, correto, decente? Com certeza não. Por essa razão, para colocar uma “ordem na casa” por assim dizer, é que existe o Procon, que é um órgão que visa proteger o consumidor de empresas e coisas relacionadas que não agem com honestidade total.
Com o Procon, se você for enganado e possuir a nota de compra do produto em questão, você pode ter com facilidade um desfecho favorável para a sua situação. Mesmo que não tenha a nota, se possuir dados informativos sobre a pessoa de quem você comprou determinado produto, ainda assim podem ser tomadas providências para que você se favoreça.
O Procon até incentiva às pessoas a procurar por ele quando estiverem passando por um problema assim, porque lá eles ensinam corretamente a como proceder nesses casos, orientando você a dar cada passo em direção à solução do seu problema em questão. Isso se dá também quanto à contratos e prestações de serviços que vigoram uma coisa no papel, mas na prática você se sente enganado porque não é a realidade esperada.
Além disso, contratos que exijam uma taxa alta para a quebra também podem ser avaliados pelo Procon, caso você como cliente não esteja satisfeito com os serviços prestados devido a falta de cumprimento do contrato.
Como todo cidadão temos direitos e deveres, e as pessoas ao nosso redor bem como as empresas também tem. Sendo assim, é importante nos conscientizar disso e, sempre que nos sentirmos injuriados por causa de alguma coisa em relações comerciais e propaganda enganosa, não deixar de procurar o Procon, que está em toda a cidade e região com o objetivo de fazer justiça ao consumidor.
