
Quem já teve filho, sabe que após o nascimento é feito o exame do pezinho. È um exame laboratorial, conhecido também por triagem neonatal, e tem por opção detectar doenças de origem metabólica, genética e infecciosa, que podem interferir no desenvolvimento do seu bebê. O exame é realizado através de um furinho no calcanhar do bebê, após 48 horas do nascimento e até o sétimo dia de vida, e é retirado amostras de sangue. Para as mães, a realização deste exame dói muito mais, para o bebê é o incomodo que o faz chorar, pois o furinho é quase indolor. Mas você sabe porque o furinho é no calcanhar? Simples o calcanhar é rico em vasos sanguineos, o que facilita e muito a retirada do sangue. Estes exame é realizado dentro das próprias maternidade, mas em algumas cidades pode ser feito também no laboratório.
Caso você não saiba, o exame do pezinho é obrigatório por lei em todo o território nacional, detectando doenças que podem deixam seqüelas no desenvolvimento mental e físico do bebê. O exame pode prevenir o aparecimento da doença, até mesmo antes do aparecimento dos sintomas, por isso é tão importante. Ele trata a doença antes do seu aparecimento, pois uma vez que começar o desenvolvimento, não há mais a possibilidade da cura.
Nos dias de hoje o exame do pezinho diagnostica quatro tipos de doenças, mas já existe uma evolução do exame, onde pode se diagnosticar mais de trinta tipos de doenças antes que elas se manisfestem, porem encarece muito o exame, o que dificulta muito o investimento pela rede publica de saúde. O exame do pezinho é muito importante para a saúde e o desenvolvimento do seu bebê, alem de obrigatório ele é gratuito. Realize o exame, busque o resultado e leve para o pediatra do seu bebê analisar. A prevenção de algumas doenças antes do seu desenvolvimento pode fazer toda a diferença na vida do seu filho. Não se preocupe caso você precise refazer o exame, não significa que seu filho apresente alguma doença, pode ser que a realização do exame, e o resultado do mesmo, não estejam claros.