
Um novo e recente exame que detecta o câncer no intestino grosso pelas fezes que no futuro pode servir como alternativa á colonoscopia. O novo exame já detectou 87% dos tumores de cólon nos estágios 1,2 e 3 que podem ainda ter cura e ser removidos, e 64% dos maiores crescimento de tecidos pré cancerosos, superiores a 1 centímetro. O exame detecta também alterações no DNA que podem tornar uma célula cancerosa, ou podem iniciar mudanças que pode se tornar câncer.
O exame de fezes é simples não-invasivo para os pacientes, não envolve restrição de remédios ou dietas, pode ser feito a partir de casa e não tem preparações desagradáveis dos intestinos e não exige perda de tempo. Resultados positivos de câncer seriam acompanhados de colonoscopia. As fezes acaba carregando algumas células doentes, que o exame é capaz de identificar.
Clinica Mayo licenciou o exame e o Preço unitário devera ser R$ 512,00 à R$ 683,00, mas o laboratório pretende submeter a aprovação do FDA. O câncer colorretal é um do câncer que mais mata no EU e em outros países desenvolvidos, e no ano de 2011 surgirão 122mil casos de novas doenças, a entidade America recomenda que façam exame a partir dos 50 anos, tem que fazer o exame para constatar câncer positivo,se fizer e der positivo terá ainda chances de se curar se estiver no começo da doença com menos de 1 centimetro. Mais só metade da população são atingidas pela recomendação dos médicos e fazem os exames corretamente á colonoscopia, que consistem a inserção de uma micro câmera no reto, é um procedimento desconfortável, constrangedor e que eventualmente causa lesões, nesse exame geralmente se usa pinças acopladas ao equipamento e retiram pólipos que podem desenvolver o câncer, e por isso muitas pessoas geralmente não fazem o exame de colonoscopia e quando descobrem que estão com câncer já esta bem avançado e as vezes nem tem cura e leva a morta. Os laboratórios estão também desenvolvendo, exames de sangue que detecta o câncer colorretal, para evitar o constrangimento dos pacientes no exame de colonoscopia.