CÓLICAS MENTRUAIS


As mulheres apresentam todo mês o ciclo menstrual. O ciclo menstrual nada mais é que a menstruação, os dias que antecedem a menstruação e os dias depois da menstruação, este é o ciclo menstrual. Porem a mulher moderna, dos dias de hoje, está cada vez mais sofrendo de cólicas menstruais, os motivos podem ser: genético, fluxo menstrual muito intenso, fatores emocionais, alterações uterinas, endometriose, cistos e a famosa friagem. O ciclo menstrual é considerado pelas mulheres um tormento mensal, a maioria delas não gosta, e quando vem acompanhado pela cólica então, acaba tendo mais rejeição.

As mulheres que tem fluxo intenso, em média 7 dias no mês, tendem a apresentar mais tendências a cólicas menstruais, as meninas que menstruam cedo também, pois o seu aparelho reprodutor ainda não estava totalmente desenvolvido. As cólicas menstruais, dependendo da intensidade, causam repercussões nas atividades diárias da mulher, sendo no fator profissional quando ela não consegue desenvolver seu trabalho, ou até mesmo nas atividades escolares, onde a dificuldade do raciocínio e concentração estão atrapalhadas pela dor. As cólicas menstruais atingem cerca de 70% das mulheres, sendo 15% acompanhadas de dor muito intensa, com sintomas de desmaios, ânsia, e dores agudas muito intensas. A cólica nada mais é em termo técnico utilizado pelos médicos, que a contração intensa da parede musculares na região abdominal, causada pela prostaglandinas, que é a região mais interna do útero, no ciclo ovulatório, o aumento da fabricação de prostaglandina provoca a contração dos músculos.

O tratamento deve ser sempre avaliado pelo ginecologista, e são sempre fatos isolados, cada paciente deve ser analisado isoladamente. O uso de bolsa de água quente, chás, anticoncepcionais e medicamentos antiinflamatórios podem diminuir a fabricação de prostaglandina e inibir a cólica, ou diminuir o fluxo intenso da dor. O importante é que seja feito com acompanhamento do médico. É importante que seja detectado o fator da causa da cólica, para que o tratamento seja indicado a este fator.